Tercílio Turini (MDB) lança pré-candidatura a prefeito de Londrina no sábado (27)
Mais experiente entre os postulantes, deputado estadual engrossa lista que já tem nove candidatos à sucessão de Marcelo Belinati (PP)
A pré-candidatura do deputado estadual Tercílio Turini (MDB) para prefeito de Londrina será referendada em evento programado para o próximo sábado (27) às 9 horas. A sucessão do atual prefeito Marcelo Belinati (PP) tem ao menos nove postulantes até agora e Turini é o mais experiente, com 80 anos de idade e mais de 40 anos na vida pública.
Turini é médico formado pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), foi professor do curso, diretor do Hospital Universitário e chefiou a 17ª Regional de Saúde de 1984 a 86, no governo de José Richa.
Foi vereador por quatro mandados de 1993 até 2008 e está no quarto mandado de deputado estadual na Assembleia Legislativa. É com essa bagagem que pretende concorrer ao cargo de prefeito pela primeira vez.
As duas últimas eleições em Londrina, em 2016 e 2020, foram definidas no primeiro turno pelo atual prefeito Marcelo Belinati. Na avaliação de Turini, a próxima eleição a prefeito deverá ser decidida no segundo turno, com muitas pautas importantes a serem debatidas, como saúde e educação.
Desde a juventude, Tercílio Turini participou de movimentos estudantis pelo MDB e foi um dos fundadores de PSDB em Londrina no final da década de 1980. Em 2005, foi para o PPS (atual Cidadania) e estava no PSD, do governador Ratinho Junior. Para viabilizar a candidatura a prefeito de Londrina, retornou ao MDB, partido que passa por uma restruturação no Paraná.