Terminal provisório do parque Ouro Verde, na zona norte de Londrina, vai entrar em funcionamento ainda esta semana
Espaço foi instalado na avenida Lucílio de Held, que ganhou semáforos para controlar a entrada e a saída dos ônibus. Local provisório é necessário para a reconstrução do terminal do bairro, cuja demolição terá início já nas próximas semanas.
Está quase tudo pronto para o início das atividades no terminal provisório do parque Ouro Verde, na zona norte de Londrina. Nos últimos dias, a empresa responsável concluiu a instalação dos pontos e dos bancos e também a reforma da calçada. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) também iniciou a instalação de papéis indicando os números das linhas e, ainda, executou uma série de ajustes no trânsito de veículos nas vias do entorno. A expectativa, segundo a prefeitura, é que tudo seja concluído nos próximos dias, e que o terminal provisório entre em funcionamento ainda esta semana.
O espaço vai funcionar na avenida Lucílio de Held, a poucos metros do terminal atual. Para isso, foi preciso instalar alambrados no canteiro central para evitar que os pedestres atravessem na frente dos ônibus quando o terminal provisório já estiver sendo utilizado. A CMTU também trabalha para concluir a instalação dos banheiros, que vão funcionar em contêineres, e da guarita com os guichês para o pagamento das passagens por parte dos usuários.
A companhia também acionou, no início da tarde desta segunda-feira (22), semáforos na esquina da Lucílio de Held com a avenida Winston Churchill. A sinalização vai ajudar a controlar a entrada e a saída dos ônibus do espaço provisório. Os demais veículos, como carros, motos e caminhões, também ficarão proibidos de acessar os 160 metros de extensão da Lucílio de Held onde o terminal vai funcionar. Segundo a CMTU, os motoristas vão precisar fazer um desvio pela rua Fulgêncio Ferreira para depois retornar para a avenida.
No cruzamento da Lucílio de Held com a Winston Churchill, também já há a proibição de conversões por parte dos condutores. O trecho ganhou, ainda, lombadas e teve o limite de velocidade reduzido de 50 para 30 quilômetros por hora.
Vale lembrar que só depois que o espaço provisório ficar pronto - e houver o remanejamento dos passageiros - vai ser possível iniciar a demolição do terminal do Ouro Verde, que, de acordo com a prefeitura, será reconstruído do zero. A obra, com custo de R$ 12,6 milhões, pretende aumentar a área total do espaço em até cinco vezes, indo dos atuais 820 metros quadrados para 3.875 metros quadrados. A expansão será realizada no terreno que fica atrás do terminal. Com a ampliação, o município também vai aumentar o número de pessoas atendidas. Atualmente, o espaço conta com 14 linhas e é visitado por 6.500 passageiros todos os dias.
A ordem de serviço para a execução da obra foi assinada no dia 12 de julho. A empresa responsável terá onze meses, assim que o espaço provisório começar a ser utilizado, para demolir e reconstruir o Terminal Ouro Verde. Em entrevista à CBN logo no início dos trabalhos, o secretário municipal de Obras, João Verçosa, destacou a importância da obra para melhorar o atendimento dos passageiros.
Esse é o terceiro terminal de bairro a ser reformado em Londrina em menos de dois anos. A prefeitura já concluiu os trabalhos nos terminais do Vivi Xavier e do Milton Gavetti, na zona norte, e se prepara para iniciar as obras no terminal do Acapulco, na zona sul. Por lá, o investimento será de R$ 17 milhões e inclui, além da reforma e ampliação do terminal, a construção de uma rotatória e a duplicação de parte da marginal da PR-445.