Torres de Observação Rural (TOR) de Londrina devem passar por melhorias
Os equipamentos contém sistemas de monitoramento, com seis câmeras de segurança com captação de imagens em tempo real
O Secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Estado, Alex Canziani, afirmou que reuniões estão sendo feitas junto às forças de segurança e também da Londrina Iluminação, para viabilizar uma nova versão das Torres de Observação Rural (TOR), a expectativa é que no mês de maio já exista um novo protótipo para instalação.
A solução é voltada principalmente para a segurança pública de áreas rurais ou isoladas, sem energia elétrica. O equipamento contém sistemas de monitoramento, com seis câmeras de segurança com captação de imagens em tempo real, conectadas à rede de monitoramento da segurança pública municipal, na Central de Comando e Controle da Guarda Municipal.
A Torre de Observação Rural (TOR) é integralmente conectada à internet via satélite, com provimento de roteamento wi-fi. Além disso, conta com tecnologias da chamada “internet das coisas” (IoT) e protocolos de comunicação Wi-Sun ou LoraWan integrados, oferecendo, ainda, iluminação pública, monitoramento meteorológico e infraestrutura para telecomunicações, tudo alimentado através da geração de energia solar fotovoltaica.
Vale ressaltar que os equipamentos contam com diversos recursos de segurança e podem ser colocados em pontos estratégicos das áreas rurais de Londrina.