TERCA, 25/10/2022, 17:09

Trabalhador precisa se qualificar para conquistar vagas de emprego temporário

Empresas do comércio, seja ele presencial ou digital, já começaram a ir atrás de novos funcionários para suprir a demanda do final do ano. Agência especializada espera crescimento de até 30% no número de vagas ofertadas.

A oferta dos chamados empregos temporários deve ajudar Londrina a fechar o segundo semestre deste ano novamente com um saldo positivo de postos de trabalho. Apesar de a Agência do Trabalhador ainda registrar um movimento tímido em relação às vagas temporárias, muitos estabelecimentos já começaram a agir por conta própria para contratar novos funcionários. O reforço no pessoal é necessário para que as empresas do comércio, seja ele presencial ou digital, consigam dar conta da demanda extra ocasionada pela Black Friday e o Natal. Algumas lojas também fecham parcerias com agências especializadas, que ficam responsáveis pelo recrutamento e o encaminhamento dos interessados. A Labor, já consolidada em Londrina, por exemplo, registra um aumento de 30% no número de vagas ofertadas. A informação foi repassada à CBN nesta terça-feira (25) pela gerente comercial da agência, Luciana Genta.

Ela destaca que o trabalho temporário oferece vantagens tanto ao empregado, que tem a chance de mostrar serviço e se tornar efetivo, como ao empregador, que pode se utilizar da alternativa para a contratação de profissionais por um período de até nove meses.

As vagas que mais a agência costuma abrir no final do ano são para vendedor, balconista, auxiliar de serviços gerais e repositor de gôndolas de supermercado, além de outras diversas para atender exclusivamente o e-commerce, que são as vendas realizadas no ambiente virtual.

Luciana também destacou a importância de o trabalhador se preparar para conquistar as vagas temporárias. Na avaliação dela, o candidato precisa se qualificar, indo atrás de aulas on-line, muitas delas oferecidas de graça, e de cursos em instituições de ensino.

Além das vagas temporárias, oferecidas nesta época do ano, o trabalhador que está desempregado pode ter acesso a oportunidades no Sine, que é a agência de empregos da prefeitura. Segundo o secretário em exercício do Trabalho, César Makiolke, por semana a unidade oferece de 300 a 350 vagas em setores diversos para os candidatos.

O Sine atende na rua Pernambuco, número 162, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone de lá é o 3373-5700. Já o endereço da Labor é a rua Pio XII, 811. As informações também podem ser obtidas no 3323-8020 ou no www.labor.com.br.

Por Guilherme Batista

Comentários