SEXTA, 14/10/2016, 18:55

Transferência de presos das delegacias de Londrina segue em ritmo acelerado

Segundo Sindicato dos Policiais Civis aproximadamente 80% dos detentos já estão nos presídios.

O processo de esvaziamento dos distritos policiais de Londrina segue a passos largos. Criticada pelos policiais civis durante anos, a superlotação das delegacias parece estar perto do fim. No terceiro e no CIAC, antigo quarto distrito, restam apenas 20% dos presos nas celas. No 5º distrito 100% dos detentos já foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Londrina 2. A definição do destino dos presos é feita pelo Depen e pela Vara de Execuções Penais. Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e Região, Michel Franco, a situação permite que os agentes cumpram sua verdadeira função.

Para o presidente do Sindipol, o processo de esvaziamento das delegacias só foi possível por conta do envolvimento de outros órgãos da segurança pública, como a Vara de Execuções Penais, o  Ministério Público e a própria Polícia Civil. Segundo o presidente do Sindipol, os policiais e a população de outras cidades da região sofrem com o mesmo problema. Uma das situações mais delicadas ocorre na superlotada cadeia de Ibiporã, onde, no mês passado, houve um surto de tuberculose e uma fuga de seis presos.

Michel Franco afirma que o próximo passo é levar esse processo de esvaziamento das delegacias para outras cidades da região.

Comentários