SEXTA, 25/08/2017, 09:56

Transporte de animais em ônibus pode virar em lei em Londrina

Autorização também vale para vans, táxis e carros do aplicativo Uber. Projeto segue para sanção ou veto do prefeito Marcelo Belinati

O projeto da vereadora Daniele Ziober, do PPS, que autoriza o transporte de animais domésticos em Londrina passou em segundo turno na Câmara Municipal. A proposta foi aprovada na forma de um substitutivo apresentado pela própria parlamentar. Agora, a Câmara aguarda a sanção ou veto do prefeito Marcelo Belinati. Ainda não há data de quando o pepista deve tomar essa decisão.

Para viajar no transporte coletivo, os donos poderão levar os animais em horários diferentes daqueles de maior movimentação. A autorização vale das 9h às 17h e das 20h às 6h. Cada proprietário tem direito em levar até dois bichos. Eles deverão estar em um recipiente adequado. Se os animais começarem a emitir sons considerados excessivamente perturbadores ao outros passageiros, o desembarque será imediato.

Segundo a vereadora, a fiscalização será realizada pelos motoristas e cobradores.

Para Daniele Ziober, a manifestação favorável do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, o Sinttrol, prova que os profissionais que trabalham nos ônibus não terão acúmulo de função.

Em Londrina, a intenção é repetir as experiências consideradas positivas em outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte e Curitiba. A vereadora avaliou que há uma demanda grande de pessoas que não dispõem de veículo próprio e por isso não conseguem levar seus animais a uma clínica veterinária.

Comentários