TERCA, 15/05/2018, 19:40

TRE fecha balanço com novo número de eleitores de Londrina

Cidade registrou aumento de mais de 17 mil eleitores, basicamente jovens que tiraram o primeiro título e pessoas que mudaram de domicílio eleitoral.

Em 2016, quando ocorreu o recadastramento biométrico, Londrina tinha 353.314 eleitores aptos. O último balanço do TRE, finalizado na semana passada, registrou um aumento de mais de 17 mil eleitores, ou quase 5% do total do eleitorado do município.

No total, foram contabilizadas 370.586 pessoas em situação regular com a justiça eleitoral. Mas o número não está fechado, depende dos resultados que ainda serão enviados pelas embaixadas e consulados brasileiros no exterior.

Segundo o coordenador da Central de Atendimento do TRE de Londrina, André Madureira, o resultado não foge muito do histórico registrado pela justiça eleitoral. De acordo com Madureira, os novos eleitores se enquadram basicamente em duas situações, jovens que tiraram o primeiro título e gente que transferiu o domicílio eleitoral aqui para a cidade.

Madureira explica que os títulos cancelados foram basicamente por dois motivos: a não realização da biometria pelo eleitor e a ausência em três eleições seguidas. Mas o número atualizado ainda não foi fechado.

Para quem tem interesse em trabalhar como mesário, e não foi convocado pela Justiça Eleitoral, estão abertas as inscrições para voluntários. Em Londrina, são mais ou menos 1.200 mesários e cerca de 30% deles são voluntários. Os interessados devem se cadastrar até junho e, com o trabalho no dia das eleições, têm direito a dois dias de folga no serviço.

Os universitários, de algumas instituições da cidade, também podem contabilizar o tempo trabalhado nas eleições como horas extras curriculares. O coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor explica que são três maneiras de inscrever.

Para ser mesário voluntário é preciso ter mais de 18 anos e estar com o Título Eleitoral regular. O telefone da Justiça Eleitoral é 148. A Central de Atendimento ao Eleitor funciona na Rua Parigot de Souza, nº 231, ao lado da Câmara de Vereadores. 

Por Marcos Garrido

Comentários

Publicidade