TERCA, 24/10/2017, 19:10

Trecho da PR-445 entre Londrina e Cambé pode começar em 2018 com cinco novas passarelas em construção

Empresa responsável pela implantação de três das estruturas teve processo homologado nesta semana e deve iniciar obras no meio do próximo mês. As outras duas ainda estão com os projetos sendo finalizados.

O Departamento de Estradas de Rodagem dá andamento aos processos que preveem a construção de cinco novas passarelas na PR-445, entre Londrina e Cambé. A expectativa é de que as construções comecem antes do final do ano. A implantação de três das estruturas já é quase certa: a empresa CRC Engenharia, de Joinville, Santa Catarina, teve a proposta aprovada no processo de licitação, assim como toda a documentação no seguimento do certame. Agora, a papelada segue para Curitiba, onde os trâmites vão ser finalizados para a emissão da ordem de serviço. As passarelas vão ser construídas em frente ao terminal do jardim Acapulco, na zona sul, na fachada do Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, e na região do jardim Silvino, em Cambé. A superintendente do DER, Sérgio Selvatici, explica que, como a empreiteira venceu os três lotes, orçados em cerca de R$ 2 milhões, vai precisar dar conta da construção das passagens quase que ao mesmo tempo. Ele destaca, ainda, que as obras devem começar até o meio do mês que vem e serem finalizadas em seis meses.

Em relação às outras duas passarelas, os processos de construção ainda estão sendo finalizados. Um deles, na verdade, prevê a reconstrução de uma estrutura antiga, localizada na região do Parque Ouro Branco, na zona sul de Londrina. Já a outra vai ser reconstruída do zero, em trecho da PR-445 entre a avenida Madre Leônia Milito e a Universidade Estadual de Londrina. O superintendente do DER acredita que os projetos vão ser finalizados até o final do próximo mês. Só depois disso, conforme ele, vão ser abertas as licitações para a escolha das empresas que ficarão responsáveis pelas obras. Selvatici espera que, após a conclusão das obras, os pedestres parem de atravessar a rodovia movimentada pela própria pista, atitude atualmente frequente por conta da falta de passarelas, e que tem ocasionado acidentes graves. Nos últimos meses, duas pessoas morreram atropeladas no trecho justamente no momento em que tentavam cruzar a estrada.

Por Pauta CBN

Comentários