SEXTA, 26/01/2024, 14:14

Tribunal Superior Eleitoral debate segurança digital nas eleições municipais 2024

Especialista em direito digital londrinense sugere a realização de auditoria nos algoritmos das redes sociais utilizadas no Brasil

O TSE - Tribunal Superior Eleitoral realizou um ciclo de audiências públicas para coletar propostas de aprimoramento das resoluções das Eleições Municipais de 2024. Uma das sugestões foi apresentada pelo advogado e pesquisador da área de Direito Digital londrinense Fernando Peres. A proposta é realizar de auditoria nos algoritmos das redes sociais utilizadas no Brasil. A preocupação de Perez é quanto ao uso da inteligência artificial nas eleições para a produção de conteúdos inadequados, como fotos ou vídeo falsos.

A sugestão foi apresentada durante a audiência, que tratou dos procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação. De acordo com Peres, a auditoria pode permitir um conhecimento sobre o emprego de algoritmos que distribuem conteúdo nas redes sociais.

O pesquisador explica que, neste momento, em que a utilização da tecnologia acontece em larga escala é preciso estar preparado para lidar com diferentes situações como a produção de fake news, direcionamento indevido de mensagens e a ocorrência de crimes cibernéticos.

A audiência pública foi conduzida pela vice-presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia, relatora das instruções.

Por Juliana Takaoka

Comentários