SEXTA, 04/10/2024, 09:01

Tubarão busca o equilíbrio entre ataque e defesa para garantir o acesso

Com 10 gols marcados e 10 gols sofridos, equipe enfrenta um adversário que não perde em casa a cinco jogos

O Tubarão já está em Minas Gerais, onde enfrenta neste sábado (05) o time do Athletic. Antes de embarcar rumo à capital mineira, o elenco recebeu o apoio dos torcedores alvicelestes que foram até o Aeroporto de Londrina para incentivar os jogadores. 

A equipe faz mais um treinamento em Belo Horizonte na manhã desta sexta (04) antes de seguir de ônibus para São João del Rei. 

Para garantir o retorno à série B, o Londrina vai precisar derrotar um time que está invicto dentro de casa a cinco jogos. A última derrota do Athletic na Arena Sicredi ocorreu há mais de três meses. Na ocasião, o Esquadrão de Aço foi goleado pelo São Bernardo por 4 a 1. 

A equipe alviceleste se apoia no bom momento vivido pelo sistema ofensivo para superar os mineiros fora de casa. Nesta segunda fase da série C, os comandados do técnico Claudinei Oliveira marcaram em todos os jogos. Foram 10 gols em cinco partidas disputadas, números que colocam o Tubarão como o melhor ataque do quadrangular final, tanto do grupo A, quanto do grupo B. 

Por outro lado, o sistema defensivo voltou a se tornar preocupação. A equipe sofreu 10 gols  e é ao lado da Ferroviária a pior defesa nesta fase do campeonato. Claudinei terá de fazer  ajustes para evitar tomar gols em Minas Gerais caso queira fazer um bom saldo de gols e se garantir na luta pelo título da série C. 

De acordo com o meia Rafael Longuine, não se pode individualizar os erros defensivos e é necessário que a equipe jogue mais compactada para buscar o equilíbrio entre defesa e ataque. 

O capitão ainda ressaltou a importância e a eficácia do ataque, e entende que quanto menos gols sofrer, mais perto da vitória o time fica.

Os jogos dos dois grupos acontecem neste sábado, no mesmo horário: às 17h30. A intenção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é evitar que exista combinação de resultados ou que algum time já entre em campo classificado ou eliminado. 

Enquanto o grupo A já garantiu Remo e Volta Redonda como os dois times que vão disputar a série B do ano que vem, basta definir agora qual desses clubes lutará pelo título. No grupo B, os quatros times têm chances reais de conseguir o acesso.

Uma vitória simples recoloca o Tubarão na segunda divisão do futebol nacional. O LEC só garantiria a vaga com um empate caso o jogo entre Ferroviária e Ypiranga também acabasse com igualdade no placar. Para disputar o título, o LEC precisa vencer o Athletic e torcer para que a Ferroviária empate ou em caso de vitória do time paulista, não ultrapasse o saldo de gols da equipe alviceleste.  

Por Paulo Andrade

Comentários