QUINTA, 30/07/2020, 19:16

UEL aprova Vestibular 2021 em fase única e com uma série de medidas para segurança de estudantes

Além da data confirmada para 14 de março, coordenadora da Cops afirma ainda que quantidade de locais de provas deve ser ampliado e salas vão ter, no máximo, 20 candidatos.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEL aprovou nesta quinta-feira à tarde o modelo do Vestibular 2021. A prova será realizada em uma única fase, em 14 de março do próximo ano, com 50 questões objetivas e a redação. Para garantir o distanciamento seguro, serão colocados menos alunos nas salas de provas. As inscrições serão realizadas de 14 de setembro a 30 de outubro.

Segundo a Coordenadora de Processos Seletivos da UEL, professora Sandra Garcia, a data foi escolhida por não coincidir com o vestibular de nenhuma outra instituição pública de grande porte, nem com o ENEM, o que possibilita aos estudantes condições de participarem também de outros concursos.

A Coordenadora afirmou que, apesar de ser somente uma fase, a UEL continua com o modelo de prova interdisciplinar e temática. Também vai ter prova de redação, com tema único e os estudantes terão cinco horas para responder todas as questões e a fazer a redação.

O formato aprovado pelo CEPE, explica a coordenadora, prevê 36 questões objetivas de Conhecimentos Gerais; 10 de Língua Portuguesa e Literatura e quatro de Língua Estrangeira.

A UEL também pretende ampliar a isenção para os estudantes de baixa renda. No concurso desse ano foram 1,5 mil, de um total de pouco mais de 22.600 candidatos inscritos. Sobre a logística do vestibular, diz Sandra Garcia, a ideia é colocar no máximo 20 alunos por sala, o que deve aumentar os custos do processo.

Em relação à suspensão das Provas de Habilidades Específicas em quatro cursos de graduação (Design Gráfico, Design de Moda, Artes Visuais e Arquitetura), a coordenadora da Cops explica que os colegiados dos cursos foram consultados e concordaram com a suspensão, em caráter excepcional, das provas de habilidades.

Apenas o curso de Música manterá a Prova de Habilidade Específica, que será aplicada no dia 21 de fevereiro. O valor da taxa de inscrição do Vestibular deve ser definido nas próximas semanas pelo Conselho de Administração da UEL.

Comentários