SEGUNDA, 24/05/2021, 19:30

UEL garante total segurança e mantém prova do Vestibular para domingo

Candidatos e fiscais ouvidos pela CBN Londrina se dividem entre tranquilidade e ansiedade para fazer a prova em meio à pandemia.

Quase um ano e meio depois do último vestibular, realizado ainda antes da pandemia, no fim de 2019, a UEL volta a fazer seu processo seletivo para mais de 50 cursos de graduação. Nesse período, foram duas mudanças de data. A primeira, 14 de março, não vingou por conta do avanço da doença no estado e na cidade. A direção da universidade decidiu, então, marcar as provas do concurso para uma nova data, 30 de maio, próximo domingo.

Os números da Covid continuam altos e o Governo do Estado avalia novas medidas mais restritivas. A informação foi confirmada pelo secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, no fim da semana passada. Mas, até a tarde desta segunda-feira, quando a Coordenadoria de Processos Seletivos da universidade disponibilizou o Cartão de Inscrição do Candidato, o Vestibular estava mantido para domingo, a partir das 14 horas.

O documento, que pode ser acessado no site da própria COPS, informa o número da sala e endereço do local de provas, horário de abertura dos portões e faz uma série de recomendações aos mais de 27 mil vestibulandos. A UEL garante que tudo foi planejado para que candidatos e fiscais tenham total segurança e diz que vai seguir todos os protocolos das autoridades de saúde, como distanciamento, aferição da temperatura e uso do álcool gel, além de reforçar a limpeza de ambientes, das janelas às maçanetas das portas.

As 1.500 salas de aula, ainda de acordo com a universidade, vão receber, no máximo, 50% da capacidade e que, justamente por conta disso, o número de salas em relação ao exame passado dobrou. O estudante londrinense, Leonardo Zonatto, de apenas 16 anos, diz que vai fazer vestibular para direito, que aproveitou a pandemia para estudar e que apesar dela se sente seguro.

Já a estudante Ester Peixoto, de 20 anos, vai prestar para jornalismo e diz que está muito ansiosa. Ela afirma também que o ano de estudo não foi fácil, não se sente totalmente preparada e que conhece várias pessoas que não vão fazer as provas da UEL por causa da pandemia.

O vestibular da UEL vai ser realizado em 75 locais, incluindo o Campus Universitário, maior local de provas. Segundo a universidade, quem for trabalhar vai usar, além da máscara, os protetores faciais. A fiscal de prova Natália Santiago, de 21 anos, que é estudante do curso de Biologia da universidade, afirma não se sentir 100% segura, se preocupa com o contato com muita gente num mesmo dia, mas minimiza a situação e diz também que tem sido assim em quase todos os lugares por onde vai.

Além do documento original com foto, o candidato deve levar o Cartão de Inscrição no dia do vestibular para evitar problemas em localizar a sala. Para evitar aglomerações, todas elas terão o acesso liberado a partir da 1h da tarde, uma hora antes do início da prova.

Comentários