QUINTA, 04/12/2025, 17:23

Última superlua de 2025 brilha no céu do Paraná nesta quinta-feira (4)

Fenômeno deve ser visível na maior parte do estado, segundo o Simepar

Os paranaenses têm hoje, quinta-feira, dia 4, a última chance de ver uma superlua em 2025. O fenômeno deve iluminar o céu durante a noite, mas a visibilidade vai depender da região, de acordo com o Simepar.

Um mapa divulgado pelo sistema mostra que grande parte do Paraná deve ter ótimas condições para observar o brilho da superlua especialmente no oeste, noroeste, norte e região central.

Já no leste do estado, que inclui Curitiba, o litoral e parte dos Campos Gerais, a previsão é de chance moderada a baixa de visualização por causa da maior presença de nuvens.

A superlua desta quinta-feira (4) deve aparecer mais brilhante porque ocorre próxima ao perigeu, o ponto em que a lua fica mais perto da Terra.

O termo “superlua” não tem definição científica rígida, mas ficou popular desde 1979, quando foi criado pelo astrólogo Richard Nolle. Ele é usado, de forma geral, para luas cheias ou novas que acontecem quando o satélite está a até 360 mil quilômetros da Terra ou quando a fase ocorre perto do perigeu.

Apesar das divergências sobre a definição exata, há consenso: nesses momentos, a Lua parece um pouco maior e bem mais brilhante no céu.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários