QUARTA, 08/03/2017, 19:09

Um projeto desenvolvido por um hospital aqui de Londrina está deixando o ambiente do centro cirúrgico um pouco mais leve e divertido

Com uma obra infantil de um dos grandes nomes da literatura brasileira, as crianças passaram a enfrentar as cirurgias com menos ansiedade e mais alegria.

Nada daquelas paredes brancas e frias de todo centro cirúrgico. Por aqui, elas são coloridas e contam histórias, ou melhor, uma história: “A operação de Lili!. Uma das obras infantis de um dos maiores nomes da literatura brasileira, Rubem Alves.

Lili é uma filhote de elefante, que sem querer aspira um sapo. O bichinho fica preso na tromba dela. E ai surge o doutor  Corujão, o médico da floresta que vai fazer uma cirurgia e salvar o sapo e a Lili.  É assim, com personagens e histórias infantis, que o Hospital do Coração está preparando as crianças para as cirurgias. E de repente, parece que o medo e a ansiedade delas, foi substituído pela brincadeira e a alegria. Que o diga a pequena Geovana Beatriz, de 7 anos, que fez uma cirurgia de garganta e nariz há menos de um mês e guardou a história diretinho.

Íris de Souza é mãe da Geovana e do Olavo. Ela conta que todo o ambiente criado pelo hospital ajudou e muito os dois, tanto no pré-operatório, quanto após a cirurgia. E diz que com as crianças mais tranqüilas, eles, os pais também ficaram mais calmos.

Para Ana Carolina Silva, psicóloga do hospital, afirma que o projeto buscou incorporar uma linguagem que os pequenos entendem.

E quem veio conhecer o projeto de perto e se emocionou com tudo que encontrou foi a filha caçula do escritor, Raquel Alves. Ela, que deixou a arquitetura para tocar o Instituto Rubem Alves, em Campinas, diz que ficou encantada com a iniciativa.

Rubem Alves sempre foi um escritor e intelectual de obras voltadas para o mundo científico. Mas Raquel conta que o pai decidiu abandonar a dura literatura acadêmica após o nascimento dela e uma sequencia de cirurgias que precisou enfrentar. Ela diz que foi uma virada na obra e na vida do pai.

Rubem Alves foi um dos maiores intelectuais do país. Poeta, cronista, filósofo, teólogo, psicanalista e educador, completaria 84 anos em setembro deste ano.

Comentários