SEGUNDA, 22/04/2019, 06:15

Unidade do Castramóvel fica para maio em Londrina

A intenção é fazer, diariamente entre 15 e 20 procedimentos em animais de rua.

A aprovação atrasada de um louyot por parte da Secretaria Municipal de Saúde transferiu a entrega do Castramóvel pra maio. Trata-se de um veículo que será utilizado para fazer a castração cirúrgica em cães e gatos domiciliados e semi-domiciliados de Londrina. O secretário Felipe Machado afirma que a empresa ganhadora já está montando o trailer, que será a unidade móvel com dimensões de 2,40m de largura por 6m de comprimento. Nele tem salas pré-operatória, cirúrgica e pós-operatória com acomodação para até oito animais.

O veículo foi comprado por R$ 150 mil, por meio de uma emenda parlamentar. A intenção é fazer, diariamente entre 15 e 20 procedimentos. Para isso, a secretaria de saúde quer firmar parceria com os cursos de medicina veterinária de universidades de Londrina.

Em Londrina, o problema de animais abandonados já se tornou uma situação de saúde pública. Estima-se que mais de 60 mil cães e gatos vivem nas ruas da cidade. O Castramóvel é um projeto do Ministério da Saúde e outros 80 municípios do Paraná também devem receber a unidade.

Por Claudia Lima

Comentários