SEGUNDA, 07/12/2020, 16:12

Universidade extingue curso de Educação Física antes de alunos se formarem em Londrina

Decisão tomada de forma unilateral caiu como uma bomba entre os estudantes, que se preparavam para o último ano da graduação.

Os estudantes do 3º ano do Curso de Educação Física, modalidade licenciatura, da Unopar, em Londrina, não vão poder mais se formar. A universidade particular enviou um comunicado à turma na última sexta-feira informando que a graduação vai ser extinta. A decisão, tomada de forma unilateral pela instituição, caiu como uma bomba entre os alunos, que se preparavam para o último ano do curso. O estudante Lucas Leite conta que, além de anunciar a extinção do curso sem apresentar nenhuma justificativa, a Unopar deu duas opções aos alunos: ou a turma migra para o chamado EAD, o ensino de Educação a Distância, ou para a modalidade bacharelado de Educação Física. Ele explica, entretanto, que, para ser professor, o profissional precisa ter a licenciatura, e que as “saídas” oferecidas pela universidade passam longe de atender os anseios dos estudantes.

A estudante Ana Paula Pereira criticou, ainda, a falta de diálogo com a instituição. Segundo ela, todas as sugestões apresentadas pela turma foram rechaçadas pela universidade.

Uma outra aluna, ouvida pela reportagem sem se identificar, lembra que a turma é a última do curso, e que não custaria nada para a universidade concluir o último ano do curso dos estudantes antes de cancelar as atividades.

A CBN também tentou contato com a Unopar durante toda esta segunda-feira, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.

Por Guilherme Batista

Comentários