TERCA, 11/06/2024, 11:15

UPA Sabará volta a atender normalmente nesta quarta-feira (12)

Até domingo, apenas a UBS Ouro Branco, na zona sul, continua o atendimento exclusivo a pacientes com dengue

A secretaria municipal de saúde anunciou em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (11) que a UPA - Unidade de Pronto Atendimento do Sabará, na zona oeste, volta a oferecer atendimento normal a partir desta quarta (12). Desde o dia 05 de março, a UPA atendia exclusivamente pacientes com sintomas de dengue. 
Agora a única UBS - Unidade Básica de Saúde que continua atendendo apenas pacientes com a doença é a UBS Ouro Branco, na zona sul, todos os dias das 7 às 23 horas. A previsão é de que a partir da próxima semana o atendimento também seja liberado. 
De acordo com o secretário municipal de saúde, Felippe Machado, a mudança se deve à queda na procura por atendimento de pacientes com dengue e para desafogar a UPA SOL e o PA - Pronto Atendimento do Jardim Leonor. 

O secretário de saúde explica que o número de notificações diárias de pessoas com sinais e suspeitas de dengue caiu consideravelmente nas últimas semanas. Para Machado essa melhora no quadro se deve ao trabalho realizado pela equipe de endemias, a saturação da circulação do vírus e à queda das temperaturas.

De acordo com o secretário, apesar do último boletim semanal apontar estabilidade no número de casos registrados na cidade, cerca de 2 mil novas confirmações, existe um acúmulo de análises e, por isso, esse balanço nem sempre reflete o momento atual da epidemia.

Só neste ano, Londrina registrou 30.252 casos confirmados de dengue e 47 mortes em decorrência da doença.
 

Por Juliana Takaoka

Comentários