Vacinação contra a dengue é prorrogada em Londrina porque atingiu apenas 18% da meta da campanha
O público entre 15 e 27 anos tem até o dia 24 para se vacinar contra os quatro tipos da doença.
Das 121 mil pessoas previstas, a secretaria só conseguiu vacinar 20 mil, ou seja, 18% da meta da campanha de vacinação contra a dengue. A baixa taxa de imunização se repetiu nos outros 29 municípios do Paraná, que aplicaram a primeira dose da vacina que protege contra os quatro tipos da doença. A coordenadora de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sonia Fernandes destaca que, diante deste cenário, a campanha foi prorrogada até o dia 24 de setembro.
Para incentivar que os jovens tomassem a vacina, a secretaria levou as doses até os colégios estaduais. O número de aplicações aumentou, mas não foi o suficiente. Na opinião da coordenadora, o grupo de risco não se interessou pela imunização porque já tem o hábito de não procurar atendimento na rede pública de saúde.
Podem se vacinar, as pessoas entre 15 e 27 anos. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Mas, para que não haja desperdício de doses, os postos estão agendando o atendimento. Cada frasco aberto, vacina cinco pessoas e deve ser usado em até quatro horas.
Para se vacinar, basta levar um documento com foto e um comprovante de residência atualizado.