TERCA, 22/05/2018, 19:47

Vacinação contra a gripe atinge apenas 53% da meta em Londrina

Secretário de Saúde avalia que imunização ainda é baixa em alguns dos grupos prioritários e diz que vacina é segura e eficaz.

A Secretaria de Saúde de Londrina divulgou um balanço preliminar da campanha de vacinação contra o vírus influenza. Até agora, foram imunizadas em Londrina quase 86 mil pessoas, pouco mais de 53% da meta de 161 mil londrinenses que fazem parte do público-alvo. A vacina que está sendo aplicada em todo o Brasil é a trivalente, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, vê com preocupação a baixa cobertura em alguns dos grupos prioritários, como o das crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; que vacinou apenas 25% da meta; as gestantes, com 38%; e as puérperas, que chegaram a 37. Para o secretário de Saúde, o grande desafio é conscientizar as grávidas e as mães das crianças sobre a segurança da vacina e a importância da imunização.

Já os idosos são o grupo com maior adesão à campanha, mais de 73%. Foram aplicadas mais de 49 mil doses, do total de 66 mil estabelecidas como meta. O índice de apenas 53% de vacinação na aqui cidade preocupa Felipe Machado, apesar de ser um número próximo à média do Estado.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e também da zona rural, que seguem horário próprio.

Também fazem parte dos grupos prioritários, os indígenas, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas, presos e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas. Os professores também podem receber a vacina, mas ela só é disponibilizada com uma declaração da instituição onde o profissional atua.

Comentários