Venda de pescados aumenta em Londrina próximo a Páscoa.
Bacalhau, tilápia e salmão são os produtos mais procurados nas peixarias.
O consumo de peixes nesta época do ano costuma registrar um aumento expressivo em função das festividades da Sexta-feira Santa e da Páscoa. Consequentemente, as peixarias também apresentam um crescimento nas vendas dos produtos, não só nestes últimos dias que antecedem as celebrações, mas desde o começo de março, época em que se inicia a quaresma para muitos adeptos ao cristianismo.
Renan Calixto, proprietário de uma peixaria localizada no centro de Londrina, afirma que desde o começo da Quaresma o fluxo de vendas de pescados e frutos do mar aumentaram em mais de 50% na comercialização. Para essa semana santa, a expectativa é ainda maior.
Calixto cita ainda que o Bacalhau segue sendo a espécie mais pedida pelos consumidores, mas que também existe uma grande procura pela tilápia e o salmão.
Já Isabela Milani, que trabalha em uma casa de pescados familiar ao lado do irmão e do pai, afirma que a procura pelos frutos do mar durante a quaresma não é grande, crescendo apenas na semana santa. A expectativa do estabelecimento é que as vendas tripliquem nesta reta final para a Páscoa.
Em relação aos preços, o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Londrina, realizou uma pesquisa em 08 estabelecimentos londrinenses, entre supermercados e peixarias, para verificar a tabela de preços cobrados em relação a 36 itens. Segundo o Procon, o menor preço médio encontrado foi do quilo da Sardinha Inteira Congelada, pelo valor médio de R$ 11,86. Enquanto o maior preço foi do quilo do Bacalhau do Porto Postas, pelo valor médio de R$ 123,34.
O órgão orienta que os consumidores façam uma pesquisa de preço antes de comprar um pescado, além de verificar a procedência, o estado de conservação e a qualidade do produto.
Com informações de Pedro Soares, repórter Guilherme Marconi