DOMINGO, 30/10/2022, 08:51

Vendaval derruba árvores e postes na região de Londrina na tarde deste sábado.

Londrinenses ficaram sem energia e água e os serviços estão sendo restabelecidos. Votação acontecerá normalmente. 

A chuva da tarde deste sábado (29) na região de Londrina causou estragos. Três torres de linhas de transmissão, que atendem propriedades rurais e empresas de Ibiporã e Sertanópolis, foram derrubadas pelos ventos fortes. Segundo a assessoria de imprensa da Copel, a equipe remanejou imediatamente a carga das linhas e nenhum cliente foi afetado. A reconstrução das torres começa nesta segunda. E em Londrina, até o início da noite, 15 mil imóveis estavam sem energia elétrica. Pelo Paraná todo, cerca de 60 mil clientes ainda estão sem energia. Esse número chegou a mais de 250 mil no momento mais crítico. Faltou água em algumas regiões da cidade também. 

Os ventos foram tão fortes que derrubaram o letreiro de um supermercado em construção na região leste de Londrina. Como ninguém estava no local na hora do vendaval, não houve feridos. 

Segundo balanço da Defesa Civil de Londrina, os ventos chegaram a 64km/h e aqui na cidade, foram registrados 13 destelhamentos e 19 quedas de árvores. Três ruas ficaram parcialmente interditadas e outras três ficaram interrompidas. Duas árvores caíram em cima de veículos. Um muro desabou, mas não tiveram feridos. Ainda de acordo com a Defesa Civil, 12 pessoas solicitaram lonas para cobrir as residências. 

A maioria das ocorrências foi registrada na região oeste (12), na zona leste (4), zona norte (6), no centro (4) e na zona sul (7).

O trabalho das equipes da Copel continua neste domingo, principalmente nas proximidades das zonas eleitorais mais atingidas.  Mas, apesar de alguns locais de votação ainda estarem sem energia, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que a votação segue normalmente. As urnas funcionam com bateria e a autonomia é de 6 a 10 horas, o que não deve atrapalhar o pleito deste domingo. Além disso, a justiça eleitoral já preparou equipamentos extras para a troca. 

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de Whatsapp 41 3013-8973. 

Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.

Por Claudia Lima

Comentários