Vendaval derruba árvores em Londrina, após rajadas de quase 70 km/h
Fenômeno é consequência do ciclone que atingiu Rio Grande do Sul. Após frente fria, tempo fica estável mas com queda nas temperaturas
Rajadas de vento atingiram todo o Paraná na noite de quarta-feira. Em Londrina, os ventos sopraram em média a 35 km/hora com de rajadas de 69,8 km/h, segundo informações do Simepar.
Por conta do fenômeno, a Defesa Civil de Londrina registrou a primeira queda de árvore, ocorrida na rua Canudos, no jardim Higienópolis, região central da cidade. A Copel (Companhia Paranaense de Energia) realizou o atendimento iniciou da manhã desta quinta-feira e parte da via ficou bloqueada.
Já a segunda queda foi registrada na estrada dos Periquitos, no bairro Limoeiro, zona Leste. A Defesa Civil fez o atendimento da ocorrência, que deixou a via totalmente interditada.
Nesta quinta (13), foram mais três chamadas para defesa civil. Às 8h42, também na rua Canudos, com dano à rede elétrica; queda de árvore na rua Peru, jardim Indianápolis, região central; às 9h15 na Rua João Dale Vedove, no conjunto Cafezal 2, zona Sul. Essas ocorrências ficaram a cargo da Sema (secretaria de Meio Ambiente).
Houve ainda um destelhamento registrado na rua 64, na zona Sul. A orientação para o pedido de lona foi para retirada do material na Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil).
A meteorologista do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Angela Beatriz Costa, informou que ciclone extratropical que passou pelo Rio Grande do Sul trouxe consequências ao Paraná e Santa Catarina, mesmo que com estragos menores . Em Londrina, o acumulado de chuvas foi de 11 milímetros.
De acordo com a meteorologista, o tempo ficará estável após essa passagem rápida da frente fria. A principal mudança é na queda das temperaturas, que devem ficar entre 7ºC e 20ºC em Londrina. As mínimas e as máximas devem começar a aumentar somente no domingo (16), quando a temperatura poderá chegar a 23ºC.