QUARTA, 19/05/2021, 08:40

Vereadora cria quatro projetos para tentar reduzir desperdício de alimentos em Londrina

Proposta vai desde autorização para doação até multas para quem desperdiçar comida em restaurante

A vereadora Lenir de Assis protocolou na Câmara de Londrina quatro projetos de lei relacionados ao combate ao desperdício de alimentos no município. O primeiro deles autoriza estabelecimentos produtores de alimentos a doar os excedentes, desde que não estejam comprometidas a integridade e segurança sanitária. Enquadram-se na proposta cozinhas industriais, restaurantes, bares, padarias, supermercados, sacolões e feiras livres.

A prioridade nas doações será a população em situação de rua e famílias de baixa renda cadastradas em programas sociais do município.

O segundo projeto trata de uma campanha contra o desperdício de alimentos em bares e restaurantes que trabalham com sistema de self service, afixando cartazes de orientação e multando quem desperdiçar comida em excesso.

A terceira proposta protocolada por Lenir de Assis tem como objetivo estimular medidas permanentes de estímulo à compostagem de resíduos orgânicos, incentivando a destinação correta, a gestão destes resíduos e a consequente diminuição do material encaminhado à Central de Tratamento de Resíduos do município, transformando em adubo para as hortas comunitárias da cidade.

O quarto projeto muda uma lei de 2017 que instituiu a Política Municipal de Agricultura Urbana e Perirubana, criando incentivos para a segurança alimentar, proibindo o uso de agrotóxicos e apoiando a cultura orgânica.

Segundo Lenir, as quatro propostas têm em comum o objetivo de combater a fome que atinge cada vez mais famílias na cidade, e ainda podem ser aprimoradas com apoio de outros vereadores.

Os projetos ainda precisam passar pelas comissões da Câmara antes de serem analisados em plenário.

Comentários