QUARTA, 19/02/2020, 19:33

Zona norte de Londrina vai ganhar pronto-atendimento exclusivo para pessoas com dengue

Município pretende transformar centro de convivência do conjunto Maria Cecília em uma grande unidade especializada. UPAs também foram reforçadas.

A Secretaria Municipal de Saúde dá andamento a um projeto que pretende transformar o centro de convivência da pessoa idosa do conjunto Maria Cecília, na zona norte de Londrina, em um pronto-atendimento exclusivo para pessoas que têm dengue na cidade. A iniciativa foi divulgada nesta quarta-feira durante entrevista coletiva no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, mas só deve sair do papel mesmo em março, depois da contratação temporária de 179 novos profissionais da saúde.

O centro especializado vai contar com recepção, três consultórios, oito leitos de internação e uma sala com quarenta poltronas voltadas para pacientes que precisam de hidratação. Na avaliação do secretário de Saúde, Felippe Machado, a criação do pronto-atendimento especializado vai conseguir desafogar a demanda de outras unidades da zona norte. A região tem quase 500 casos confirmados de dengue este ano, o maior número na comparação com o que foi registrado pelas demais regiões da cidade.

O centro de convivência foi cedido pela Secretaria Municipal do Idoso, que vai transferir as atividades realizadas no local para pontos que já são utilizados pelos idosos na região.

Enquanto o pronto-atendimento da zona norte não sai do papel, a Secretaria de Saúde reforça a estrutura física e pessoal das duas UPAs da cidade, que, neste período complicado, têm atendido, cada uma, mais de mil pacientes todos os dias. Cada unidade, conforme o secretário, recebeu 14 novas poltronas de hidratação e mais quatro leitos de internação, além de um médico a mais nas escalas de plantão que vai atuar, exclusivamente, na reavaliação e na liberação de exames.

Comentários