TERCA, 17/10/2017, 17:49

Concurso seleciona melhores cafés especiais produzidos por mulheres no Norte Pioneiro

O 1º Cup das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná vai divulgar o trabalho de produtoras na cafeicultura e inseri-las na atividade agrícola. 

A pesquisadora e líder do Programa Café do Iapar, Patrícia Helena Santoro, diz que as mulheres que estão participando do concurso integram o projeto Mulheres do Café, desenvolvido pelo Instituto Emater desde 2012. Ela aponta que há 61 amostras de lotes que serão examinados numa primeira etapa por especialistas, e depois classificados e pontuados por representantes de torrefadoras, cafeterias e exportadores de café.  Serão avaliados todos os atributos de qualidade, como sabor e aromas. 

A pesquisadora ainda comenta que não conseguiram patrocinadores externos e apoio financeiro esse ano, por isso não haverá premiação. E ressalta que o objetivo essencial do concurso é expor o café diferenciado dessas mulheres aos compradores. Reconhecer a qualidade do café e disponibilizar espaço para elas negociarem seu produto. Pois os compradores são de nichos de mercado que trabalham com café especial, como cafeterias e exportadoras, e pagam um preço acima do café commodity de mercado.

O concurso é uma iniciativa do Iapar, junto à Associação Internacional das Mulheres do Café e Instituto Emater. 

Comentários