SEGUNDA, 08/04/2024, 16:15

190 mil paranaenses estão com o título de eleitor cancelado

O prazo para regularizar o documento na Justiça Eleitoral é até 08 de maio

O Paraná tem 8,5 milhões de eleitores e aproximadamente 190 mil estão com o título cancelado. Entre os principais motivos pelo cancelamento, estão o não comparecimento por três eleições consecutivas e a ausência do cadastramento biométrico.

De acordo com o secretário de Comunicação e Multimídia, Willian Gallera Garcia, é possível regularizar a situação junto à justiça eleitoral até o dia 08 de maio. Nos casos em que é necessário pagar a multa, o valor por cada turno que deixou de votar é R$ 3,51. O pagamento pode ser feito por Pix ou boleto.

O eleitor com o título cancelado precisa ir até a unidade da justiça eleitoral para fazer a revisão dos dados com documento de identificação com foto original, comprovante de endereço e o comprovante do pagamento dessa multa, caso já tenha recolhido.

Além de não poder votar nas próximas eleições, quem está com o título de eleitor cancelado não consegue a emissão do passaporte e RG, nem se inscrever em concurso público, fazer matrícula ou renovar matrícula junto a instituições públicas de ensino, entre outras restrições.

Por Juliana Takaoka

Comentários