SEGUNDA, 17/06/2024, 11:00

Abalo sísmico em Cambé atinge magnitude de 1.6; moradores relataram tremor de terra no domingo

Apesar do susto, a Defesa Civil de Cambé informou que não há registros de danos estruturais

Um abalo sísmico de baixa intensidade foi registrado em Cambé, (região metropolitana de Londrina) na madrugada deste domingo (16). Moradores do bairro Ana Rosa fizeram registros relatando que sentiram o tremor.  Um vereador da cidade chegou a publicar um vídeo de câmeras de segurança que demonstra o fenômeno às 5h58 minutos. Apesar do susto, a Defesa Civil de Cambé informou que não há registros de danos estruturais e materiais no município e ninguém ficou ferido. 

A magnitude do abalo foi de 1.6 na escala Richter, o que é considerada de baixa intensidade.   A base sismográfica da Universidade Estadual de Londrina, mantida em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), detectou dois registros em quatro estações.

O professor do departamento de Geologia e Geomática da UEL (Universidade Estadual de Londrina), José Paulo Pinese, informa que o abalo é de origem natural em rochas de origem vulcânicas e consequência de movimentos de placas tectônicas.

Após o ocorrido, moradores relataram falta de água neste domingo, mas assessoria de imprensa da Sanepar informou que o desabastecimento não tem relação o fenômeno da natureza.

                Desde de 2015, as estações da UEL têm registrado com frequência abalos sísmicos na região, mas todos com magnitude abaixo de 2 pontos na escala Richter.  Segundo o professor, o histórico de monitoramento de departamento de geologia demostra que não há tendência de eventos de maiores magnitudes para o norte do Paraná.

Por Guilherme Marconi

Comentários