QUARTA, 14/11/2018, 19:25

Advogados paranaenses vão às urnas eleger novos dirigentes da OAB

Duas chapas se inscreveram para concorrer nas eleições da Seccional paranaense da Ordem.

No próximo dia 22, as seccionais da OAB de todo país vão eleger suas diretorias, conselheiros seccionais e federais, além dos dirigentes das Subseções e diretores da Caixa de Assistência dos Advogados. Aqui no Paraná, a votação será das 9 às 17 horas.

O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB. A multa para quem não votar é equivalente a 20% do valor da anuidade. Em caso de ausência, o advogado deve justificar o não comparecimento à votação pelo portal das Eleições da OAB Paraná, no prazo de 30 dias, a partir de 22 de novembro, dia da eleição. Não é possível o voto em trânsito. Podem votar os advogados e advogadas que estavam sem débitos com a Ordem até às 18h do dia 23 de outubro.

Duas chapas concorrem às eleições da OAB paranaense. Uma delas é a XI de Agosto, liderada pelo advogado Cássio Telles. Natural de Pato Branco, Telles é especialista em direito empresarial e já foi vice-presidente da OAB paranaense de 2003 a 2015. O advogado afirma que quer ser o segundo presidente da seção da OAB paranaense com origem no interior do estado, o primeiro foi o advogado Alberto de Paula Machado.

Cássio Telles diz que a chapa XI de Agosto tem onze propostas que vão orientar a atuação da OAB Paraná nos próximos três anos, destaque para a defesa das prerrogativas profissionais, que o advogado considera o principal ponto de uma possível gestão sua à frente da seção da Ordem.

Na Subseção Londrina, a chapa XI de Agosto tem como candidata à presidência a advogada Vânia Queiroz, a primeira mulher a concorrer ao cargo. Cássio Telles destaca a participação feminina na chapa XI de Agosto em Londrina e em Maringá.

A outra chapa que concorre às eleições da Seção da OAB aqui no Estado é a Algo Novo, que tem à frente o advogado cível e empresarial, professor universitário e ex-Procurador do Estado por 36 anos, Manoel Caetano Ferreira Filho.

Segundo o candidato, o programa da chapa foi organizado em cinco grande eixos, cada um com várias propostas. O advogado fala em democratização, luta pelas prerrogativas dos profissionais e defende mudanças estruturais na seção paranaense da Ordem.

Na Subseção Londrina da OAB paranaense, a chapa Algo Novo tem como candidato à presidência o advogado Mauro Yamamoto. De acordo com Manoel Ferreira Filho, os planos de sua gestão incluem a valorização das subseções, que na avaliação do candidato ainda carecem de autonomia.

A eleição na OAB paranaense é na próxima quinta-feira, 22 de novembro.

Comentários