QUARTA, 13/10/2021, 15:48

Alvo de fiscalização no feriadão, Prefeitura divulga balanço da AIFU na Rua Paranaguá

Barreira sanitária e de trânsito flagrou pessoas sem máscaras, motoristas com problemas na documentação e um bar foi notificado por falta problemas de alvará e outro interditado por descumprir regras de decretos vigentes

Durante o último feriadão de sexta a terça-feira,  a Guarda Municipal em parceria com outras secretarias da prefeitura de Londrina fechou o cerco com diversas ações de prevenção e de ação ostensiva na Rua Paranaguá. A área gastronômica,  repleta de bares, lanchonetes e restaurantes virou point dos jovens da cidade e também de reclamação dos moradores do entorno.

Nos últimos cinco dias, entre às 20h e 23h30, a Guarda Municipal montou uma Barreira Sanitária entre as ruas Piauí e Pará para orientar as pessoas que passavam pelo local.   Os guardas flagraram 14 pessoas sem utilizar a máscara de proteção. Todos assinaram termo de constatação, pois o uso do equipamento segue obrigatório em Londrina.

As equipes abordaram aproximadamente mil veículos que passavam pelo ponto de bloqueio. Os guardas municipais lavraram 78 autos de infração de trânsito. Oito veículos (carros e motos) foram recolhidos ao pátio por flagrantes de irregularidades na documentação entre outros problemas. Além dos números apresentados a Polícia Militar esteve presente no local e realizou outras autuações e apreensões.

Na última sexta-feira (8), durante ação de fiscalização por parte dos fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda, um estabelecimento foi notificado por problemas no alvará.   Outro foi interditado por ter sido flagrado descumprindo as normas de combate à pandemia. Uma pessoa foi presa por desacato aos servidores públicos, embaraço durante a fiscalização e posse de substância entorpecente.

Para o secretário de planejamento a ação na Paranaguá é importante também como forma de educação, além de atenuar o impacto aos moradores com alguns excessos provados pelo público.

Na noite do último domingo (10) a Guarda Municipal foi acionada para verificar uma denúncia de aglomeração em um estabelecimento localizado na avenida Madre Leônia Milito, zona sul. Os guardas constataram a irregularidade, pois o local descumpria as normas dos decretos estadual (8705) e municipal (1095) no que se refere à capacidade máxima de lotação. Diante do fato os guardas lavraram termo de constatação em nome do responsável. O documento será encaminhado para Secretaria Municipal de Fazenda para providências.

Por Guilherme Marconi

Comentários