SEGUNDA, 11/03/2019, 06:40

Antecipar restituição do Imposto de Renda pode valer à pena em alguns casos

Economista avalia que outra opção, para quem está precisando de dinheiro, mas não tem tanta urgência, é fazer a declaração logo nos primeiros dias para tentar receber a restituição nos primeiros lotes.

Quase todos os bancos oferecem a linha de crédito. E os apelos para seduzir o cliente são muitos. Ofertas de juros mais baixos, nada de tarifas e pagamento do empréstimo só quando a Receita Federal depositar o dinheiro na conta indicada pelo cliente. As taxas de juros variam, mas na maioria das instituições giram em torno de 1,8% ao mês. Tem instituição que cobra apenas os juros e IOF.

E com o acúmulo de despesas nos dois primeiros meses do ano, como IPTU, IPVA, matrícula escolar e material didático, tem gente que já começou 2019 com a corda no pescoço.

O economista e professor, Marcos Rambalducci, afirma que a antecipação da restituição pode valer à pena, mas apenas para alguns casos, como, por exemplo, para aqueles que entraram no cheque especial ou foram além do que podiam no cartão de crédito.

Mas tem gente que pensa na antecipação do Imposto de Renda como uma oportunidade para gastar mais, fazer aquela viagem sonhada ou iniciar algum projeto. O economista diz que, nesses casos, o melhor é analisar a situação e comparar o custo e o benefício da operação.

Rambalducci explica que outra opção, para quem está precisando de dinheiro, mas não tem tanta urgência, é fazer a declaração logo no começo e assim tentar receber a restituição nos primeiros lotes.

O economista destaca ainda que quem tem 60 anos ou mais, também deve avaliar bem a situação, já que tem preferência na hora da restituição.

A entrega da declaração do Imposto de Renda pessoa física 2019 começou na última quinta-feira e vai até 30 de abril.

Comentários