TERCA, 15/08/2023, 12:10

Apagão de energia afeta 21% dos consumidores do Paraná

Em Londrina, número de residências atingidas não foi divulgado. Dois semáforos chegaram a ser desligados durante o corte de energia elétrica que atingiu 20 Estados e DF

Em Londrina, dois semáforos foram desligados durante o corte de energia elétrica na manhã desta terça-feira (15) feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Um deles estava localizado na Avenida Arthur Thomas (zona oeste) e outro na Waldemar Spranger (zona sul). Segundo a CMTU, os equipamentos foram desligados por volta das 8h30 e equipes operacionais já resolveram o problema ainda pela manhã.

O número de unidades afetadas por cidade durante a interrupção ainda não foi divulgado pelo Copel.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a companhia paranaense de energia informou que recompôs o fornecimento de energia, que foi interrompido às 8h31, afetando, de início, 1 milhão e 70 mil unidades consumidoras no Paraná (21% do total de consumidores da Copel) em todas as regiões do Estado. 

Ainda segundo a nota, o mecanismo de corte de carga, também conhecido com o Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), foi necessário, segundo o ONS, devido a um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte - Nordeste e Nordeste - Sudeste. “Esse mecanismo é acionado preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional. Este foi o evento do ERAC com maior número de desligamentos que atingiu o Paraná.”

Por Guilherme Marconi

Comentários