QUINTA, 14/06/2018, 19:33

Apenas quatro indústrias entregam documentos solicitados pela Secretaria do Ambiente depois de denúncias de mau cheiro na zona sul da cidade

Secretário afirma que vai apertar a fiscalização nas empresas que não entregaram o material e que já tem ideia do que está causando o problema.

O mau cheiro foi relatado há cerca de 15 dias por moradores de vários bairros da zona sul, como Jamile Dequech, União da Vitória e Jardim Franciscato. Na semana passada, a Sema notificou dezessete empresas para que enviassem a licença e a cópia do Plano de Controle Ambiental.

Mas, apenas quatro protocolaram os documentos solicitados. Segundo o secretário Municipal do Ambiente, Gilmar Pereira, o material enviado por elas está em fase de avaliação pelos técnicos da Sema.

De acordo com o secretário, as empresas são obrigadas pela legislação a entregar os documentos pedidos e como não fizeram isso serão agora visitadas pelos técnicos e fiscais da Sema.

De acordo com o secretário do Ambiente, a principal dificuldade é que o Município não tem equipamentos para medir odores. 

Por causa disso, a fiscalização vai se concentrar no processo produtivo e no Plano de Controle Ambiental de cada indústria.

O secretário afirma que já tem algumas pistas do que pode estar causando o mau cheiro na zona sul.

Segundo Gilmar Pereira, a região tem diversos tipos de empresas com capacidade poluidora, de fábricas de tinta e cimento a granjas e indústrias de salgados, entre outras.

Comentários