TERCA, 31/07/2018, 19:09

Apesar de apelo, prefeito desconversa sobre nomeação de mais guardas municipais em Londrina

Segundo Marcelo Belinati, convocação de agentes depende de estudo de viabilidade e orçamento. Apesar de demanda estar em constante aumento, efetivo tem apenas 30% do tamanho ideal.

O prefeito Marcelo Belinati comentou, em entrevista coletiva nesta terça-feira, o pedido feito pelo próprio secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kucek, para a contratação de mais guardas municipais. Segundo levantamento da própria corporação, o atual efetivo, formado por 340 agentes, deveria ter o triplo do tamanho pra dar conta da grande demanda de serviços existente na cidade. Além da proteção dos prédios públicos, da fiscalização do trânsito e do patrulhamento policial, os guardas vão precisar cuidar agora do cumprimento da chamada Lei Seca, que vai proibir o consumo de bebida alcoólica pelas ruas da cidade entre as dez horas da noite e as oito da manhã.

A prefeitura pretende regulamentar a lei em até 60 dias e, a partir de então, os guardas municipais vão poder fiscalizar e multar em 500 reais quem for pego bebendo fora do horário permitido.

Apesar dos dados da secretaria, Belinati garantiu que a guarda tem efetivo suficiente para dar de mais essa demanda, e desconversou sobre a nomeação de mais agentes. Segundo ele, a contratação depende de orçamento e estudos de viabilidade, que ainda não dá para saber quando vão ser feitos.

Uma declaração que parece ter desanimado o secretário Evaristo Kucek, que acredita que, com o tempo, a prefeitura vai perceber a importância da contratação de mais guardas.

Por Guilherme Batista

Comentários