QUARTA, 13/11/2024, 08:43

APVE Londrina Basketball participa de reunião que define o retorno da Liga Ouro

   Torneio, utilizado como divisão de acesso para o  Novo Basquete Brasil (NBB), foi realizado pela última vez em 2019

A Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do Novo Basquete Brasil (NBB), se reuniu com 26 clubes,na tarde desta terça-feira (12), na sede da entidade, na capital paulista, para discutir o retorno da Liga Ouro. O técnico Arody Neto, juntamente com o presidente da APVE, Julio Lopes, estiveram presentes na  reunião que selou o retorno da competição ao cenário nacional de basquete.

 

O torneio, realizado de 2014 a 2019, era utilizado como divisão de acesso para a disputa do NBB, com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), mas foi substituído em 2019 pelo Campeonato Brasileiro de Clubes, também organizado pela CBB.

 

De acordo com Arody Neto, essa reunião foi um pedido dos clubes para o retorno da competição e também uma vontade antiga da Liga Nacional.

Atualmente, os principais jogos de basquete da cidade acontecem no Ginásio de Esportes do Jardim Bandeirantes, zona oeste de Londrina, e apesar de ter sido revitalizado em 2020, o ginásio não possui condições necessárias para a disputa de um torneio de basquete no nível nacional. A solução seria mandar os jogos no Ginásio do Moringão, mas problemas com a estrutura acabam dificultando essa aproximação, já que desde 2019 o ginásio não recebe competições de basquete.

Na questão financeira, o Londrina Basketball conta o apoio da Fundação de Esporte (FEL) e já está em processo final em um projeto de captação de lei de incentivo que vai ajudar a instituição a arrecadar recursos.

A APVE Londrina Basketball disputou a liga em 2018 e 2019. Nas duas ocasiões terminou na 3ª colocação.  Além de Londrina, outras duas equipes paranaenses demonstraram interesse em participar da competição: Maringá e Ponta Grossa.

A Liga Ouro de 2025 deve ser disputada entre março e junho de 2025. Os times interessados em jogar a competição vão precisar entregar uma ficha de inscrição e também a documentação devida, como comprovações financeiras e estruturais.

Por Paulo Andrade

Comentários