Arapongas apresenta novo modelo de passagens nas linhas férreas
Sistema usa sensores que trabalham integrados ao conjunto de semáforos e já funciona em dois dos cruzamentos mais movimentados da cidade.
Um conjunto de sensores que detecta a aproximação dos trens e trabalha integrado aos semáforos. Essa é a aposta da Prefeitura de Arapongas para tentar acabar, ou reduzir, os acidentes nas linhas férreas, que vinham sendo registrados na cidade nos últimos anos.
O novo modelo, que já está implantado e funcionando em duas passagens de nível das 16 que a cidade tem, será apresentado pelo secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, em uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira.
O secretário explica que no encontro será exibido um vídeo mostrando todo o funcionamento do sistema, que é resultado de uma parceria com a empresa Rumo, concessionária da linha que passa por Arapongas.
O modelo já está instalado, e funcionando, na Avenida Arapongas e na Rua Abelheiro, próximo à Estação Cultural Milene. Nos próximos dias, diz Paulo Argati, devem ser implantados os equipamentos nas passagens de nível da Rua Pavãozinho do Pará e da Patativa.
Paulo Argati afirma ainda que as 16 passagens de nível de Arapongas estão na área urbana, mas as quatro primeiras a receber o sistema, que já foi testado em Jandaia do Sul, são as mais movimentadas.
Além dos deputados estaduais, a audiência pública terá a participação de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres, responsável pela fiscalização das linhas férreas, da Rumo, concessionária responsável pela maior parte dos cerca de 2.000 km de malha ferroviária do Paraná.
De acordo com a ANTT, 73 municípios paranaenses têm travessias férreas, não necessariamente passagens de nível, em que o trem passa pelo local sem cruzar uma via urbana ou rodovia.