SEGUNDA, 08/03/2021, 18:59

Arapongas reabre comércio antes do fim de decreto estadual

Segundo prefeito, decisão foi tomada por conta da grande circulação de pessoas nas ruas da cidade, mesmo com restrições em vigor.

Apesar da prorrogação das medidas do Governo do Estado, que prevê o fechamento do comércio até esta terça-feira (9), a prefeitura de Arapongas já permitiu que as lojas reabrissem. Desde segunda, os estabelecimentos da cidade estão atendendo das 9h às 18h.

De acordo com o prefeito Sérgio Onofre, a decisão foi tomada após verificar que parte considerável da população não aderiu às medidas restritivas para contenção da Covid-19.

Ele destaca que muitas lojas que não fazem parte dos serviços essenciais seguiram abertas, após alterarem o ramo de atividades na documentação. Para ele, o fechamento do comércio acabou prejudicando pequenos negócios, enquanto grandes estabelecimentos permaneceram atendendo.

Segundo o prefeito de Arapongas, a população não se conscientizou em relação à atual situação da pandemia. Ele considera que o decreto estadual teve boas intenções, mas não trouxe efeitos significativos por conta da baixa adesão dos paranaenses às medidas determinadas.

De acordo com Onofre, atualmente, o Hospital Norte Paranaense (Honpar), que atende pacientes de mais de 150 municípios, encaminhados pelo SUS, está com 100% de ocupação.

Ele classifica o cenário como preocupante e afirma que a administração tem encontrado dificuldades para contratação de profissionais capacitados para o atendimento de pacientes com Covid.

Onofre afirma ainda que, mesmo com o afrouxamento das medidas de contenção pelo Governo do Estado, não há previsão de maiores restrições por parte do município. Deve passar a valer, durante o mês de março, um decreto municipal que proíbe música ao vivo em bares e lanchonetes da cidade, limita a capacidade de igrejas e templos religiosos em 25% e determina número máximo de 25 pessoas em áreas de lazer.

Por Victor Assis

Comentários