SEXTA, 31/07/2020, 11:18

Arquidiocese de Londrina publica protocolo de segurança para o retorno das missas presenciais

Na lista de mudanças está o distanciamento entre os fiéis, o controle de entrada de 30% da lotação máxima de cada igreja e medidas sanitárias de limpeza e higiene. O retorno está marcado para o dia 8 de agosto

A Arquidiocese de Londrina publicou um protocolo de segurança a ser seguido por todas as paróquias no retorno das celebrações presenciais a partir do dia 8. De acordo com o arcebispo, Dom Geremias Steinmetz, as regras seguem as orientações estaduais e municipais. Na lista de mudanças, as igrejas só podem abrigar 30% da capacidade de fiéis e as celebrações precisam ter um intervalo mínimo de uma hora entre uma e outra para que seja feita a limpeza do local. É preciso respeitar o distanciamento de dois metros. O uso da máscara é obrigatório. O arcebispo afirma que a Arquidiocese estará atenta para avaliar o resultado e o cumprimento das medidas.

O protocolo determina também que as paróquias disponibilizem álcool em gel 70% ou álcool líquido 70% em todas as entradas. Os microfones deverão ser higienizados após cada uso. As janelas deverão estar sempre abertas para ventilação. Evitar ao máximo o uso do ar condicionado.

Segundo o bispo, as lideranças das pastorais, movimentos e serviços devem ajudar na orientação dentro da igreja. O procedimento para controle da quantidade de fiéis e entrada no local da celebração deverá ser determinado por cada igreja.

Mesmo com o retorno das missas presenciais, a recomendação é que as paróquias mantenham as transmissões de celebrações on-line para que as pessoas em grupos de risco possam participar. Afinal, não é recomendada a presença de idosos e proibida a presença de crianças de até 12 anos, portadores de doenças crônicas e gestantes de risco.

As paroquias da Arquidiocese de Londrina estão sem a presença de fiéis desde o final de março.

Por Claudia Lima

Comentários