QUINTA, 15/03/2018, 18:41

Autistas podem solicitar cartão de identificação

O Transtorno do Espectro Autista não apresenta características físicas notórias para acesso a atendimento e benefícios prioritários, com o documento há menos possibilidades de discriminação.

Foi lançado pela Secretaria Municipal de Saúde o cartão de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

O Autismo é caracterizado por uma alteração da comunicação social e pela presença de comportamentos repetitivos. Fisicamente não é possível identificar uma pessoa com esse transtorno.

Mas o autista tem benefícios e atendimentos prioritários em diversos segmentos e muitas vezes quando utiliza desse direito sofre discriminação por não aparentar qualquer problema.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, a intenção é garantir esse atendimento sem qualquer preconceito ou discriminação.

O documento é de graça e vem para complementar a lei municipal de 2017 que dá direito aos autistas a receber atendimento prioritário em instituições públicas e privadas.

Para solicitar basta preencher um formulário que está disponível na página da prefeitura de Londrina na internet. Autistas de qualquer idade podem ter o documento.

A documentação como cópia do CPF, RG, duas fotos 3x4 e via original de atestado médico apontando o transtorno, além do formulário impresso e preenchido devem ser entregues no Serviço de Apoio Social da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na Avenida Theodoro Victorelli, 103.  

O site da prefeitura é www.londrina.pr.gov.br o formulário está disponível na aba “secretarias”, “saúde” e formulários.  Outras informações no 3372-9434.

Por Bruno Carraro

Comentários