SEXTA, 03/10/2025, 11:12

Banco de Alimentos da Ceasa Londrina beneficia mais de 30 mil pessoas por mês

Programa distribui toneladas de alimentos para famílias em vulnerabilidade

O Banco de Alimentos da Central de Abastecimento de Londrina ( Ceasa-Ldn) tem sido um dos principais canais de combate à fome na região. Criado para evitar o desperdício, o programa recolhe frutas, verduras e outros produtos sem valor de mercado, mas ainda próprios para consumo, faz a triagem e repassa a entidades assistenciais e famílias cadastradas, é o que afirma o presidente da Ceasa Paraná, Éder Eduardo Bublitz.

O modelo funciona em parceria com produtores e comerciantes que destinam parte de sua produção ao programa. Na prática, o Banco de Alimentos atua em duas frentes: reduz o desperdício e garante o acesso a alimentos frescos para quem mais precisa.

Bublitz garantiu que o produto que é ofertado não é descarte ou itens estragados. Os alimentos passam por um processo de recuperação e higienização antes de ser repassado para instituições que beneficiam mais de 30 mil pessoas por mês, somente na região de Londrina.

Nos últimos anos, a Ceasa Londrina recebeu um investimento de mais de R$ 20 milhões, em melhorias que envolvem a modernização da estrutura e a ampliação da capacidade de armazenagem e distribuição, fazendo a unidade ser a que mais cresceu em todo o país desde 2021.

Por Paulo Andrade

Comentários