Barragem do Lago Cabrinha tem estrutura comprometida e deve ser substituída
Vazamento é resultado de obra mal executada pela CMTU. Secretária de Obras estuda solução definitiva com o apoio do IPPUL
A barragem localizada na nascente do Lago Cabrinha, na zona norte de Londrina, enfrenta um problema estrutural que vai além de um simples desassoreamento. A origem do vazamento está relacionada a uma intervenção feita pela CMTU entre 2021 e 2022, quando o curso da nascente foi desviado para a realização de uma obra.
Após a intervenção, a recomposição da barragem não foi feita de forma adequada, o que comprometeu a estrutura, especialmente nas laterais e em uma área mais profunda. Com isso, surgiram pequenas erosões internas e a água passou a infiltrar, comprometendo a estanquidade da barragem.
De acordo com o Secretário de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes, será necessário uma obra de revitalização completa no local e já existem conversas bem adiantadas com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPULL).
Apesar da gravidade técnica, o vazamento atual não representa risco de rompimento e ocorre de forma proporcional à vazão da nascente. Em períodos de chuva, o lago recupera o nível, mas na estiagem, como a atual, às margens ficam expostas. Ainda assim, a situação exige uma solução definitiva e de maior investimento por parte do município, , inclusive, uma possível substituição total da barragem.
Recentemente, o lixo tem tomado conta da nascente. Descarte ilegal de lixo comum e também móveis tem se tornados frequentes no Cabrinha. Gomes condenou a ação e pediu o apoio dos moradores para fiscalizar e evitar jogar lixo no local.
A obra no Lago Cabrinha vai fazer parte do projeto de parques lineares de Londrina e está em fase de estudo técnico. A execução depende de orçamento, que pode vir do município ou de emendas parlamentares, seguido de licitação.