QUINTA, 11/10/2018, 18:41

Brasil pode colher até 238 milhões de toneladas na safra 2018/2019

Os números foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento.

O primeiro levantamento da safra 2018/2019 feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), mostra um crescimento de até 4,7% em relação à safra passada, com uma produção estimada em mais de 238 milhões de toneladas de grãos.

A soja continua sendo o carro chefe da safra brasileira, com expectativa de aumento de 2% em produtividade com 119 milhões de toneladas em uma área de mais de 36 milhões de hectares em todo o País. No Paraná a área destinada ao cultivo da oleaginosa cresceu 1%, com mais de 5,5 milhões de hectares com produção de mais de 19 milhões de toneladas, colocando o estado como o segundo maior produtor nacional, perdendo apenas para o Mato Grosso.

Fabiano Vasconcelos gerente de levantamento de safra destaca que o milho terá um aumento de até 28% na produção e aumento de até 8% na área destinada ao cultivo do cereal, esse aumento acontece por conta da grande quebra da última safra.

No Paraná a companhia trabalha com a expectativa de produção de mais de 3 milhões de toneladas em uma área de 356 mil hectares crescendo na mesma média nacional de até 8%. Esse crescimento acontece por conta da melhora nos preços do produto.

No Brasil o segundo destaque é para o algodão que teve aumentos significativos de produção por conta do mercado internacional favorável a fibra.

Com o aumento da produção, a expectativa é de um leve aumento na área plantada total no País, um avanço entre 0,2% e 2,3%, o que deve deixar a área produtiva entre 61,9 milhões de hectares e 63,1 milhões de hectares.

Por Bruno Carraro

Comentários