SEGUNDA, 18/05/2020, 06:20

Brasileiros que vivem na Itália são convidados a voltarem ao País de origem

Após a pandemia muitos estão irregulares já que o visto para turismo não existe mais, pelo menos por enquanto, e os mesmos não podem sair nas ruas ou serão presos.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, existem 5 milhões de estrangeiros que residem legalmente na Itália, e destes, mais de 43 mil são brasileiros. Dados esses apontados antes da pandemia do novo Coronavírus que levou milhares de pessoas à morte pelo mundo.

A embaixada da Itália vem solicitando aos cidadãos no Brasil que vivem no País a regressarem.

A crise para quem vive legalmente na Itália pode não ser tão grave, mas para aqueles que estão irregulares no país ou que aguardavam a cidadania italiana pode não ser das melhores.

De acordo com o vice-cônsul honorário de Londrina para italianos que vivem na região, Bruno Veronesi, a situação para quem foi legalmente para o país e agora está irregular é ruim, porque não há mais visto para turismo já que o turismo foi suspenso e não há acesso ao atendimento médico. As pessoas que estão irregulares podem ser presas se saírem nas ruas.

Alguns italianos que estavam no Brasil e na região e precisaram voltar para o País de origem, conseguiram com algumas companhias aéreas o voo para o retorno, mas aqui não há restrições para que eles se mantenham aqui.

A Itália é um dos países mais afetados pelo Coronavírus.

Por Bruno Carraro

Comentários