QUARTA, 27/05/2020, 08:44

Câmara aprova 100 milhões de reais em empréstimos para Sercomtel Iluminação e recape asfáltico

Oito vereadores foram contrários á proposta, alegando momento de incerteza na economia do município.

Em mais uma série de votações apertadas, a Câmara de Vereadores aprovou três projetos relacionados à autorização de empréstimos para a prefeitura de Londrina. São 70 milhões de reais para a Sercomtel Iluminação, com o objetivo de transformar 100% da iluminação da cidade em LED e outros 30 milhões para investimento em recuperação asfáltica.

Um quarto projeto, com empréstimo de 30 milhões para dar sobrevida financeira à Sercomtel Telecomunicações teve a votação adiada mais uma vez a pedido do líder do Executivo.

O placar das três votações foi idêntico: 11 votos favoráveis, um a mais que o necessário para aprovação, e oito contrários.

Se de um lado a base do prefeito defendia a importância dos investimentos para o desenvolvimento da cidade, do outro os vereadores contrários questionavam a dívida a ser contraída pelo município em um momento de incerteza provocada pelo Coronavírus. Júnior Santos Rosa afirmou que não há projeções positivas de arrecadação para o próximo ano, citando inclusive a dívida atual do município, acima dos 500 milhões de reais.

Mário Takahashi questionou o fato dos empréstimos estarem atrelados ao euro, provocando instabilidade durante toda a duração do acordo financeiro.

Péricles Deliberador foi um dos 11 vereadores favoráveis ao projeto. Ele defendeu que o investimento em iluminação e recape asfáltico vai retornar para a cidade em geração de empregos e movimentação da economia.

O quarto e último projeto dos empréstimos, que destina 30 milhões à Sercomtel Participações, voltará a ser discutido na próxima semana.

Por Marco Feltrin

Comentários