QUINTA, 26/05/2022, 17:32

Câmara aprova criação de Inspetoria de Trânsito para a Guarda Municipal

A discussão do projeto no Legislativo, antes da aprovação em primeiro turno, foi marcada por dúvidas relacionadas ao déficit de agentes da corporação, que, apesar do baixo efetivo, tem precisado lidar com uma série de demandas na cidade.

Os vereadores aprovaram, durante a sessão desta quinta-feira (26) da Câmara Municipal de Londrina, um projeto de lei, de autoria da prefeitura, que prevê a criação de uma Inspetoria e de quatro Supervisões de Trânsito para a Guarda Municipal. Presente na sessão, o secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, lembrou que, atualmente, mais de 40 agentes já trabalham como agentes de trânsito na cidade, e que outros 23 devem concluir o curso de formação para atuar nessa fiscalização ainda este mês.

Ele disse que é preciso criar um setor dentro da secretaria para gerenciar, organizar e controlar o trabalho realizado pelos guardas no trânsito do município.

Durante a discussão, muitos vereadores questionaram o fato de a Guarda Municipal precisar dar conta de mais uma demanda, que, na teoria, deveria ser de competência exclusiva da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Para a vereadora Lenir de Assis, o remanejamento de parte do efetivo da Guarda para a fiscalização de trânsito pode fazer com que outras frentes, também de responsabilidade da corporação, acabem prejudicadas.

Também houve questionamentos, durante a discussão do projeto, relacionados ao déficit de agentes da corporação, que, apesar do baixo efetivo, atualmente composto por 310 servidores, tem precisado lidar com uma série de demandas na cidade. O secretário reconheceu que, segundo levantamento feito pela própria prefeitura, o efetivo da Guarda deveria ter pelo menos mil agentes. Apesar disso, ele defendeu a criação da Inspetoria de Trânsito, e garantiu que o município deve realizar um concurso público ainda este ano para a contratação de 35 novos guardas.

O projeto de lei que cria uma Inspetoria e quatro Supervisões de Trânsito para a Guarda Municipal volta a ser discutido pelos vereadores na próxima semana, após prazo de sete dias para a apresentação de emendas.

Por Guilherme Batista

Comentários