Câmara de Londrina realiza reunião pública para discutir medidas para Pontos de Entrega Voluntária
Objetivo é discutir medidas emergenciais, fiscalização e ampliação do número de PEVs em Londrina
A Câmara Municipal de Londrina realiza na próxima quarta-feira (25) uma reunião pública para debater a situação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) do município. A iniciativa é da Comissão de Política Urbana, Meio Ambiente, Segurança Pública, Direitos e Bem-Estar Animal da casa.
Entre os objetivos estão a definição de ações emergenciais para regularizar a operação dos PEVs, a elaboração de plano de prevenção de incêndios e superlotação, a avaliação da gestão e da aplicação de recursos públicos, a proposta de expansão da rede e o acompanhamento institucional das medidas adotadas.
Foram convidados para participar o prefeito Tiago Amaral; o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira e o diretor-presidente da CMTU, Renan Salvador, além de representantes do Ministério Público, Corpo de Bombeiros e moradores vizinhos dos PEVs da cidade.
Segundo o presidente da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara, vereador Matheus Thum, a situação dos dois PEVs de Londrina, localizados no Vista Bela e jardim Nova Conquista, gera preocupações.
Entre os principais problemas estão o descarte irregular e o grande acúmulo de resíduos, que traz riscos para o meio ambiente e para o entorno.
No final de janeiro, um incêndio atingiu o PEV do Vista Bela e a fumaça se espalhou por outras regiões de Londrina. Segundo Matheus Thum, uma ocorrência semelhante no PEV da Nova Conquista, na região leste, poderia prejudicar inclusive a operação do aeroporto de Londrina.
O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em vigor desde julho do ano passado prevê a ampliação da rede de PEVs como parte das metas para a gestão sustentável de resíduos. O documento previa que em quatro anos ao menos quatro PEVs deveriam estar em funcionamento na cidade. A meta é que o município chegue a 12 PEVs até 2041.
Segundo Matheus Thum, além da ampliação, são necessárias medidas eficazes de gestão e fiscalização nos espaços para evitar que os problemas continuem.
No dia 5 de fevereiro, a comissão da Câmara realizou vistoria nos PEVs do Jardim Nova Conquista e do Vista Bela para verificar as condições das unidades. A visita foi motivada por incêndio registrado em 28 de janeiro no PEV do Vista Bela.