Cambé é a 4ª mais segura do Paraná entre as 22 cidades com mais de 100 mil habitantes
Paraná ficou na 10ª posição no estudo anual, elaborado a partir de dados do IBGE e Ministério da Saúde.
Os números são da edição 2023 do anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado pela plataforma online de venda de imóveis, MySide, com dados do IBGE e Ministério da Saúde, e mostram Cambé como o 4º município mais seguro do Paraná, de um total de 22 que têm mais de 100 mil habitantes. No estado, a cidade ficou atrás apenas de Foz do Iguaçu, Maringá e da vizinha Arapongas.
Com 18,7 homicídios para cada 100 mil habitantes, Cambé ainda ficou à frente de Londrina, no nono lugar, com 22,8 assassinatos, e de Apucarana, na décima posição, com 23,1 homicídios para cada 100 mil habitantes.
No ranking entre os estados, o Paraná ficou na 10ª posição, com a média de 24,5 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Santa Catarina se destacou como o estado mais seguro do país, com uma média de 8,6 assassinatos, e São Paulo ficou em segundo, com 11,3.
Cambé também registrou média bem menor que a nacional, 26,4 homicídios para cada 100 mil habitantes. O prefeito da cidade, Conrado Scheller, diz que o resultado não surpreendeu e é fruto de uma parceria com o 15º Batalhão da PM e a Polícia Civil.
O anuário Cidades Mais Seguras do Brasil é elaborado a partir de dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, e do Ministério da Saúde, com a análise de 1,5 milhão de óbitos ocorridos no país no último ano.