QUINTA, 09/01/2020, 19:12

Campanha Janeiro Roxo promove ações educativas sobre a hanseníase em Londrina

Unidades básicas de saúde vão orientar usuários ao longo de todo esse mês sobre formas de prevenção à doença. O combate ao preconceito também vai ser discutido.

A Secretaria Municipal de Saúde promove durante todo este mês a Campanha Janeiro Roxo, de prevenção à hanseníase. A iniciativa tem o objetivo de orientar a população sobre as mais variadas formas de prevenção contra a doença, e também sobre a importância do diagnóstico precoce. Quem explica é a coordenadora de Saúde do Adulto e do Idoso da autarquia, Juliana de Oliveira Marques.

Ela explica que o tratamento contra a hanseníase é de graça e sempre tem início nas unidades básicas de saúde. As UBS, inclusive, vão ser os principais locais da campanha. Nesta quinta, a orientação é realizada no posto do Lindoia. Na sexta, idosos atendidos pela unidade da Vila Nova vão receber orientações por meio de uma palestra. A agenda prevê ainda a entrega de panfletos com orientações em todas as UBS no decorrer das próximas semanas. Conforme Juliana, o trabalho de divulgação é importante para desmistificar a hanseníase entre a população. A coordenadora explica que, apesar de todo o esforço por parte dos profissionais de saúde, a doença ainda é alvo de muito preconceito.

O contágio da hanseníase se dá pelo contato com o bacilo Mycobacterium Ieprae, transmitido de uma pessoa para outra pelas vias aéreas superiores, por meio, por exemplo, de tosses e espirros. Juliana explica, entretanto, que apenas uma pequena parcela da população tem pré-disposição a contrair hanseníase.

Por Guilherme Batista

Comentários