QUINTA, 20/08/2020, 19:33

Cartórios registram aumento de 36% na compra e venda de imóveis

Após três meses de crise, quantidade de transações passou de pouco mais de 7.200 em maio para quase 14 mil em julho. Setor comemora recuperação e aponta para mudança no perfil do consumidor.

Depois de uma queda vertiginosa durante os primeiros meses da pandemia, por conta do isolamento social e de todas as outras restrições, o mercado imobiliário paranaense começa a dar sinais de recuperação. É o que mostram os números de transações de compra e venda de imóveis. Segundo os Cartórios de Notas do estado, o aumento na quantidade de escrituras registradas no Paraná foi de 36% desde maio. Em números absolutos, passou de pouco mais de 7.200, para quase 14 mil em julho.

 Os cartórios afirmam que o crescimento coincide com a autorização para que as escrituras públicas e procurações pudessem ser feitas de forma remota, por videoconferência, e que começou a valer em junho.

Há quase 50 anos no ramo imobiliário, o empresário Raul Fulgêncio diz que a recuperação tinha começado antes mesmo do coronavírus, houve uma arrefecida com a pandemia, segundo ele, e voltou com força total agora.

O empresário fala em uma retomada nunca vista no setor em julho, muito por conta dos juros baixos.  

Raul Fulgêncio diz ainda que também vem percebendo uma mudança no perfil de quem está procurando um imóvel para comprar.

Em quase todos estados brasileiros os números também foram positivos. Destaque na comparação entre junho e julho para Alagoas que registrou aumento de 91%, Ceará com 53% e o Pará com quase 50%. Apenas Goiás teve retração de 1% entre os dois meses.

Comentários