QUARTA, 18/10/2023, 18:29

Chuvas de outubro já superaram a média histórica para todo o mês

Resultado, segundo agrometeorologista, do fenômeno El Niño, que deve seguir influenciando o regime de chuvas e as temperaturas até abril de 2024.

Outubro é conhecido pela quantidade de chuva, mas o volume registrado nos primeiros 18 dias desse mês vem chamando a atenção também dos meteorologistas. Até a tarde desta terça-feira, de acordo com a Estação Meteorológica do Instituto de Desenvolvimento Rural, tinham sido pouco mais de 180mm. Sendo que a média histórica para todo o mês é de 155mm.

E o recorde desse outubro chuvoso foi registrado no domingo, dia 8, mais de 77mm. Resultado, segundo a agrometeorologista do IDR, Heverly Moraes, do fenômeno El Niño, que deve seguir influenciando o regime de chuvas e as temperaturas até abril do ano que vem.

E chuva é tudo que o produtor de soja precisa neste momento. A liberação para o plantio do grão em todo o estado começou no dia 10 de setembro. Mas aqui na região, a preferência dos produtores é, historicamente, pelo mês de outubro.

A agrometeorologista diz que a chuva em quantidade vem sendo boa para recuperar o déficit hídrico acumulado durante todo o inverno. Mas, ela afirma também que, para o plantio da soja avançar, o produtor precisa das chamadas janelas de sol.

A primeira estimativa do Departamento de Economia Rural, de meados de setembro, aponta uma área plantada de 5,8 milhões de hectares do grão. Já a produção deve ficar próxima de 22 milhões de toneladas, um pouco abaixo da safra recorde anterior.

Heverly Moraes explica que o tempo segue instável nos próximos dias. O sol aparece no sábado e domingo, mas as projeções já indicam mais chuva para a semana que vem.

Comentários