Ciclone traz queda nas temperaturas e alerta de chuvas para a região de Londrina
A instabilidade no tempo deve durar até a quarta-feira, com alerta de maior volume de chuvas na terça (9)
Londrina e cidades vizinhas vão ter mudanças no tempo neste início de semana, com queda nas temperaturas e alerta para chuva acumulada e rajadas de vento nos próximos dias.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado (Simepar) emitiu um boletim apontando que o aprofundamento de um ciclone extratropical e o deslocamento de uma frente fria que deixarão o tempo instável na região a partir desta segunda (8) até quarta-feira (10).
Após um fim de semana de forte calor, a semana terá mínima de 17ºC e máxima de 28ºC. Para esta segunda-feira, segundo o Simepar, a previsão indica acumulado de 24,9 mm de chuvas. A meteorologista do Simepar, Bianca de Ângelo, explicou que o ciclone extratropical começa a ganhar força e influenciar o tempo a partir desta segunda.
O alerta de chuva acumulada se estende para terça-feira na região, com previsão 71,8 mm de chuva para Londrina, volume considerado alto para um único dia. Segundo o Simepar, não está descartada a ocorrência de granizo e ventos fortes.
Nesta segunda, Londrina registra mínimas de 20ºC e máxima de 30ºC. Já a terça terá mínima de 20ºC e máxima de 23ºC. As temperaturas continuam caindo, com previsão de mínima de 17ºC na quinta-feira.
A partir da quarta-feira, a instabilidade perde força na região, mas o Simepar alerta que ainda podem ocorrer rajadas de ventos.
O fenômeno meteorológico tem origem continental na região do Paraguai, e combina áreas de baixa pressão, trazendo mudanças para o tempo.
A orientação dos meteorologistas é para que a população fique atenta a áreas sujeitas a alagamentos, evite transitar por regiões de risco e acompanhe as atualizações oficiais ao longo dos próximos dias.A Defesa Civil monitora a situação do tempo na região, e pode emitir alertas de tempestades nos próximos dias.